Primer silicato de etila de dois componentes rico em zinco, para proteção anticorrosiva em condições severas de maresia e intemperísmo. Seu alto teor de zinco metálico assegura proteção catódica as superfícies de aço, incluindo os cantos vivos, parafusos porcas, e inibe a corrosão sob a película em caso de danos no sistema de pintura. Um dos produtos mais eficientes no sistema de proteção anticorrosiva, recomendado em uma única demão de 75 micrometros, resistindo a temperatura de até 500°C.
Certificado/ Aprovação Petrobras- N 1661- Tinta de Etil - Silicato. Atende a norma CST ST 67 e NCU 0135a
Preparação de Superfície Aço carbono novo, com carepa de laminação enferrujado grau C deverá ser feito a limpeza por jateamento abrasivo pelo menos ao metal quase branco, padrão visual Sa 2 ½ da norma ISO 8501-1. Se ocorrer oxidação entre o jateamento e a aplicação do Adzinc 5, a superfície deve ser rejateada até satisfazer o padrão visual especificado. Se necessário para limpeza do substrato utilizar diluente 500.
A superfície deverá estar seca, isenta de óleos, graxas e outros contaminantes.
Padrão de limpeza recomendado para pintura interna: jato ao metal branco padrão visual Sa 3. Recomenda-se um perfil superficial de 40 a 75 micrometros (1,5-3,0 mils)
Recomendamos avaliar a superfície após o jateamento, observando a presença de defeitos superficiais revelados após o tratamento, adotando práticas apropriadas para minimizar os defeitos através de esmerilhamento ou preenchimento.
Superfícies Previamente Pintadas: Tintas antigas deverão ser removidas e a superfície deverá ser tratada conforme descrito em Superfícies Novas.
Se o primer de zinco de fabrica apresentar áreas danificadas extensas ou largamente espalhadas, ou excesso de produtos de corrosão de zinco, será necessário um jateamento abrasivo geral.
Cordões de solda e áreas danificadas devem ser limpos por jateamento abrasivo até obter o padrão As 21/2 (ISSO 8501-1:1988) ou SSPC-SP6.
Mistura : O Adzinc 5 é fornecido em 2 partes; um componente base aglutinante líquido (Parte A) e um componente em pó (Parte B), homogeneizar a Parte A (base), adicionando em seguida o pó de zinco lentamente, com agitação mecânica contínua; (não adicione o líquido ao pó). Agitar ate obter uma mistura homogenea sem grumos. Após mistura passar a tinta em uma peneira com malha 30 a 60.
Adicione o diluente somente depois que a mistura dos dois componentes estiverem homogêneas.
O produto deve ser agitado constantemente no frasco durante a aplicação. Uma vez que a unidade for misturada, ela deve ser utilizada dentro do prazo de vida util da mistura especificado na embalagem.